sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pisos: como limpar corretamente


Pisos de madeira


  • O produto usado para impermeabilizar o piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são usados para dar acabamento a esses pisos, mas apenas o poliuretano não precisa de tratamentos adicionais.
  • A integridade e beleza dos pisos de madeira com acabamento em verniz, goma-laca ou laca podem ser mantidas simplesmente pelo uso de limpadores e ceras à base de solvente. Nunca use água em pisos de madeira, exceto os tratados com poliuretano. Eles podem ser limpos com um pano úmido.
  • A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou laqueado é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera. Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direção do corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo.
  • A melhor maneira de limpar um piso de madeira não é a mais rápida, mas o resultado é um brilho duradouro. Depois de passar o aspirador de pó, passe um limpador líquido para madeira com um aplicador de cera seco em uma pequena área de cada vez. Deixe absorver por alguns minutos e retire o excesso. Quando o piso secar, lustre. Cuidado: essa é uma mistura combustível, use apenas em áreas bem ventiladas.

    Pisos de mosaico


  • A melhor maneira de impermeabilizar o piso de mosaico é com um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica. Quando a cera secar, lustre.
  • Tudo que um piso de mosaico precisa para continuar bonito é uma passada de pano úmido usando água limpa, um limpador multiuso em água morna ou uma mistura de uma xícara de amaciador de roupas e meio balde de água. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o pano de novo usando água com um copo de vinagre; o piso vai brilhar.
  • Para retirar a cera acumulada em seu piso, aplique um produto removedor de cera comercial com uma máquina limpadora de chão. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxague o chão completamente com água limpa.

    Pisos de mármore

    O mármore pode ser usado em toda a casa, no piso, em balcões e até nas paredes do banheiro. Ele é disponível em várias cores, com acabamento polido ou não-polido, em várias espessuras e formas. 
  • Sem polir, o mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente. O mármore polido é menos poroso, mas ainda assim pode manchar; um impermeabilizante comercial também é recomendado para esse acabamento.
  • O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um pano umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciador de roupas e 2 litros de água.
  • A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxague o chão completamente e então aplique a cera de novo.
  • Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho.

    Pisos de cimento

    O cimento é muito poroso e absorve manchas rapidamente. Apesar de poucas pessoas serem tão zelosas a esse ponto, impermeabilizar um piso interno de cimento com um impermeabilizante comercial vai economizar muito tempo a longo prazo, pois precisa de muito menos limpeza.
  • Para um piso de cimento não-impermeabilizado, varra bem toda a sujidade e então lave com uma solução de limpeza multiuso forte ou com a solução de limpeza caseira descrita na primeira seção deste artigo.
  • O chão da garagem é o maior desafio de limpeza: pisos de cimento absorvem óleo e manchas gordurosas, acumulam detritos e a sujidade trazida da rua. Mas como as pessoas não ficam muito tempo na garagem, você não precisa ter esse trabalho com muita frequência. Por mais estranho que isso possa parecer, areia sanitária para gatos pode ser de grande utilidade na garagem. Espalhe um pouco pelo piso para absorver óleo e gordura. Além disso, mantenha a porta da garagem fechada para não acumular folhas e sujeira trazidas pelo vento.
  • Quando for limpar o chão da garagem, varra o lixo e a poeira e então espalhe a areia sanitária com uma vassoura dura, varrendo a garagem em direção à porta. Lave o chão com água limpa, usando uma mangueira de jardim. Se precisar, varra a sujeira que ficar com uma vassoura dura ou aumente a pressão da água. Após ter se livrado da sujidade solta, use a solução de limpeza pesada descrita na primeira secção deste artigo. Ela funciona tão bem quanto um limpador comercial e é muito mais barata. Aplique a solução no chão com um pano, pressionando nas áreas mais sujas; enxague com água fria para não deixar manchas.
  • Pisos de vinil
    • Limpe as manchas com uma esponja embebida em detergente de máquina de lavar louças.
    • Limpe as marcas de sapatos com uma esponja sintética.
    • Para lavar o chão, use uma solução de limpeza multiuso. Teste qualquer limpador em um canto antes de usar no piso todo.
    • Às vezes, os pisos que não precisam de cera secam formando uma película. Não entre em pânico; passe o pano de novo, usando água com um copo de vinagre branco; o chão vai brilhar.
    • Não esfregue ou jogue água no piso. A água pode entrar nas frestas e soltar a cola que o prende.
    • Se o seu piso vinílico é mais antigo, do tipo que precisa ser encerado, use um limpador multiuso dissolvido em água e enxague. Quando o chão estiver seco, aplique duas camadas finas de cera auto brilhante, deixando-o secar entre as aplicações.
    • secar.

      Pisos emborrachados

      Os pisos emborrachados formam uma superfície antiestática que é perfeita para escritórios e salas com computadores. Mas é preciso cuidar bem do piso emborrachado, pois ele pode ser danificado pelo uso de limpadores fortes.
    • Faça o piso emborrachado parecer recém-encerado adicionando uma xícara de amaciante de roupas a meio balde de água.
    • A maneira mais rápida de limpar um piso emborrachado é usando uma solução de limpeza multiuso. Leia as precauções no rótulo do produto e teste em um canto antes de usar no piso todo.
    • Ocasionalmente remova a cera acumulada com um limpador ou removedor de cera. Após a remoção, passe duas camadas finas de cera autobrilhante e deixe secar entre as passadas.
    • Remova marcas de sapatos do piso emborrachado misturando pó de aço em cera líquida. Esfregue a mancha com cuidado e limpe com um pano húmido.
    • Produtos à base de solvente podem amolecer e danificar o piso emborrachado. Além disso, mantenha esponjas de limpeza, sabões fortes e água quente longe dos pisos emborrachados.
    • Despejar água no chão vai causar grandes problemas; o excesso de água pode descolar o piso.