segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como tirar manchas de roupa

Café: as roupas manchadas com café com leite ou chocolate com leite saem facilmente quando lavadas imediatamente. Se a mancha ficar seca, misture água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ainda ficar um pouco manchado, experimente passar álcool.
Coca-cola: Procure limpá-las o mais depressa possível, procedendo assim: esfregue manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.
Tinta de caneta:  Algumas são impossíveis de remover. Mas tente o removedor de esmalte (dá resultado sobre o estofamento de plástico) ou álcool ou leite cru só na parte manchada. A tinta da caneta tinteiro ou esferográfica devem ser removidas logo, com removedor de esmalte de unhas. Se lavar, fixará mais a mancha.
Ferrugem: Saem quando molhadas com sumo de limão, cobertas com sal e deixadas ao sol bem quente.
Roupa branca: Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.
Frutas: Use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre uma tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.
Vinho: Podem ser tratadas como as de frutas, com a diferença que a mancha deve ser coberta de sal antes de coar.
Gordura: Ficam mais fáceis de retirar com um tratamento quente. Coloque farinha de trigo ou talco sobre a mancha e um mata -borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.
Gordura em roupa de seda: Aplique leite de magnésia e deixe alguns segundos perto do calor do fogo.

Graxa: Sai com detergente, esfregando fortemente e depois passando em água quente. As manchas de graxa saem mesmo depois de serem lavadas. Esfregue com solvente de graxa como varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma misture de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte escove fortemente até sair o talco e a mancha.
Massa de tomate: Evite passar a ferro roupas manchadas de massa de tomate, porque o calor fixa a mancha, a qual ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos, esfregue o pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.
Tinta: Deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas, depois lave.
Tinta óleo: mesmo que já tenha secado e endurecido, saem com uma solução em partes iguais de terebentina e amoníaco.
Transpiração: Devem ser lavadas em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água) e depois enxaguadas em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre branco e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.
Moscas: Remova usando uma solução de álcool e água destilada.
Batom: Use a seguinte técnica: coloque um pano branco limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano branco e mudando de lugar. Lave com um pano molhado, limpo e depois um pano bem seco.
Sangue: o melhor é colocar de molho na hora, só na água. Mas, se a mancha for de bastante tempo, ou já secou, coloque água oxigenada 10 vol. no local e deixe por uns 10 minutos, esfregue o local e depois lave normalmente.
Fonte: Ilhado