sábado, 8 de maio de 2010

APACT: livrando-se da desorganização

Aqui vamos ensinar como se organizar, tanto em casa quanto no trabalho, através de um programa chamado APACT (A= ask; P= pile; A= analysis; C= cash-in; T= tidy-up).
Então, utilize estes passos:


1º Passo: A - Ask (perguntar)
Pergunte a si mesmo o que você quer tirar do seu ambiente, do lugar que você quer organizar. Quais são os objetivos desse ambiente? O que você vai jogar fora para chegar à organização? Pergunte-se: "por que eu quero organizar este espaço? "
A resposta pode ser: "eu não quero nunca mais ter que pagar uma fatura atrasada novamente", ou, "eu quero encontrar qualquer documento ou roupa em menos de dois minutos."
Uma vez que você tenha respondido à pergunta, em seguida, avançe para o passo 2 ...



2º Passo: P - Pile (empilhar)
Agora você vai fazer pilhas de itens ou objetos "semelhantes", da mesma categoria e que devem ficar juntos. Exemplo:
Digamos que você vai organizar seu quarto. Tire todas as suas roupas e faça uma pilha de todas as suas calças, outra pilha de todas suas blusas, e assim por diante.
Ou que você vai organizar seu escritório. Tire tudo das gavetas de seu armário de arquivo e faça uma pilha de contas a pagar, outra pilha de documentos pessoais, ou uma pilha de cadastros, e assim sucessivamente.



3º Passo: A - Analysis (analisar)
A seguir você vai analisar as pilhas e fazê-las baixar ainda mais, ou seja, você vai analisar cada pilha e verificar quais itens ou objetos você quer ou precisa guardar e quais vai descartar. Então, você vai fazer, de cada pilha, duas pilhas: uma pilha dos "tesouros" e uma pilha dos "lixos".
A atribuição das categorias em tesouro ou lixo é uma forma de mostrar que não existe nenhuma possibilidade para deixar para decidir mais tarde, ou é tesouro ou lixo, não existe um meio-termo. É preciso decidir direito se determinada coisa fica ou vai embora. 



4º Passo: C - Cash-in (dinheiro)
Aqui você vai decidir o que pode ser doado, o que pode ser vendido e o que vai para reciclagem ou lata de lixo.
Próxima etapa é onde você começa a ser organizado ...



5º Passo: T - Tidy-up (desempilhar)
Agora que você já se livrou de todo lixo ou "tralha" que estava naquele ambiente, chegou a hora de organizar todos os itens que você decidiu manter (tesouro).
Desfaça as pilhas e coloque tudo novamente em ordem no seu lugar. Quando estiver organizando, mantenha sempre os itens ou objetos similares juntos: blusa com blusa, calça com calça, etc. Para ficar ainda melhor, você pode colocar os itens da mesma categoria por cores ou por estação, ou por data (no caso de documentos). Lembre-se de manter os itens que você usa mais frequentemente mais acessíveis e dentro do seu alcance.

Pronto! Está tudo organizado! Agora é só manter assim...
Fonte: "Chega de bagunça"