sábado, 8 de maio de 2010

Housekeeping - a organização pode ser usada em casa também...

1. Cada coisa em seu devido lugar
Tudo na sua casa ou empresa deve ter um lugar coerente e adequado, onde os objetos devem ser normalmente mantidos. Itens que você usa todos os dias devem ficar em um local facilmente acessível, sempre disponíveis. Outros itens, como objetos usados somente ocasionalmente ou roupas fora de estação, podem ser armazenados em uma área mais distante, como em maleiros dos armários, nos depósitos, etc. Quando um objeto não está sendo usado e atrapalha a execução de outras tarefas, isso provoca stress e frustração. A desorganização e a bagunça ocorrem quando os objetos não estão sendo guardados e/ou devolvidos aos seus lugares determinados. Você pode perceber que a limpeza se torna mais rápida quando não se perde tempo tendo que guardar tudo antes de limpar.
2. Saiba dizer não
São os favores que geralmente nos roubam o tempo e nos fazem sair das atividades planejadas.
Saiba que você não precisa dizer sim a todos os favores que lhe pedem, para não se sentir sobrecarregada e com a sensação de que o dia é curto. 
Para tanto, determine a quantidade de tempo para realizar favores a cada semana. Uma vez que o tempo determinado é preenchido, diga não aos favores solicitados até a próxima semana.
3. Abra sua correspondência perto da lixeira
Não deixe sua correspondência na mesa da sala de jantar ou no balcão, onde certamente ela vai ficar amontoada por dias. Abra suas cartas assim que recebê-las e jogue imediatamente no lixo as propagandas, envelopes e malas-diretas.
4. Prepare-se na noite anterior
Você já se deu conta de quanto tempo perde de manhã, ao ter que escolher a roupa para vestir e arrumar os itens que tem que levar para o trabalho, ou então em arrumar o lanche das crianças? Corre de um lado para o outro, para não se atrasar, e ainda acaba esquecendo alguma coisa em casa...
Então, faça o que pode ser antecipado na noite anterior, deixe tudo pronto: a mesa do café posta, separe a roupa que vai vestir e a roupa dos seus filhos também (se for o caso), programe a cafeteira (use o timer), arrume sua pasta ou documentos, a lancheira dos filhos (se os tiver). Desta forma, seu dia começará tranquilo, sem stress, sem correria. Lembre-se que da forma como começa o dia, assim ele vai ser...
5. Abra espaço para o novo e para boas energias!
Faça uma vistoria completa em sua casa ou empresa e separe tudo que você não usa mais, que está quebrado e não tem conserto, que é antiquado ou obsoleto, que você guarda só por guardar...
Estes objetos ou roupas que não servem mais você deve jogá-los fora ou doar para quem necessite ou queira. Livre-se dos entulhos que só servem para ocupar espaço, acumular poeira e estagnar energia.
Abra espaço para a boa e nova energia fluir!


Boa organização!!!
Fonte: adaptado de "Chega de bagunça"