terça-feira, 15 de junho de 2010

Dicas para limpar o banheiro

Você até pode limpar o banheiro todo apenas com uma mistura de água e sabão. Más vale a pena caprichar um pouco mais na faxina usando produtos próprios para cada parte desse ambiente. Ele ficará mais limpo, mais cheiroso e muito mais agradável. Veja o que é preciso fazer para ter um banheiro assim.

AZULEJO E PISO CERÂMICO
Produtos de limpeza convencionais (desinfetantes, detergentes e saponáceos) são bem-aceitos. Ácidos (como o muriático, por exemplo) só são indicados para pisos muiuto encardidos. Nesse caso, siga a proporção: uma parte de ácido para dez de água. Para a limpeza de rejuntes, use uma escovinha embebida num produto antifungo.
VIDROS E ESPELHOS
Água, sabão neutro e esponja tiram a poeira acumulada. Produtos do tipo limpa-vidro também funcionam para a limpeza semanal. Uma alternativa  para remover gordura ou umidade de maresia é esfregar jornal ou papel absorvente.
LADRILHO HIDRÁULICO
Esse revestimento pede produção de resina acrílica sobre a superfície assentada. Se você já aplicou o produto, limpe periodicamente com sabão neutro e água e, após cada lavagem, passe cera líquida incolor. Caso o ladrilho não tenha impermeabilizante, antes de aplicá-lo passe esponja com saponáceo.
LAMINADO PLÁSTICO
Sabão de coco, álcool e detergente são apropriados. Se caírem alimentos ácidos como limão, abacaxi e maracujá, limpe em 20 minutos, no máximo. Resíduos de cola saem com acetona pura ou solvente.
PINTURA DE PAREDES E TETOS
Limpe com esponja macia e detergente neutro. Se o teto estiver com manchas escuras causadas pela umidade do chuveiro, dilua água sanitária em água pura (na proporção de um para um), coloque a solução num borrifador e aplique na área afetada. Então, esfregue até que o mofo desapareça. Enxague tudo com bastante água e seque o local com um pano limpo.
Atenção: o processo desgasta a superfície. Se repetir a operação, você pode ter de repintar o teto depois.
ESPONJAS TAMBÉM PRECISAM DE LIMPEZA
Elas acabam secando dentro do banheiro e se transformam no local preferido das bactérias. Para evitar o problema, coloque as esponjas de molho por 20 minutos em 1/2 litro de água bem quente com o caldo de 1 limão. Depois, seque-as ao sol.